quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Reagindo aos Estímulos


Quem nunca se deparou com uma situação onde uma pessoa falou precipitadamente sobre um assunto sem ter certeza dos fatos ou ciente apenas de um dos lados dos fatos?
 Quando nos precipitamos a falar sem uma análise crítica e prévia, corremos o risco de passarmos por uma situação difícil, desnecessária e constrangedora diante de nossos amigos, familiares ou colegas de trabalho. Me lembro de um fato que aconteceu comigo pelo "whatsapp", aplicativo que viralizou no Brasil e no mundo. Gosto muito de compartilhar textos e vídeos que tragam consigo alguma lição ou que promova algum desenvolvimento cognitivo nas pessoas. Me lembro que numa ocasião, mandei um link de um post do meu blog cujo tema é, "A Incredulidade e a Dureza de Coração", neste link o título estava em destaque, enfim muitos de meus amigos leram o artigo e me retornaram com o seu parecer, alguns colocando suas críticas construtivas e incentivadoras, porém de um lado, um conhecido que recebeu também a mensagem, não abriu o link, lendo apenas o tema, logo em seguida me enviou um monte de áudios mal-educados falando mundos e fundos seguido de um bloqueio no whatsapp, essa pessoa achou que o texto era uma mensagem com segundas intenções, uma crítica indireta sobre a sua maneira de viver e estaria sendo duramente criticada nele, (coisa que nunca existiu).


A definição encontrada para precipitação é uma pressa irrefletida. Reagir sem a devida deliberação, reflexão ou cautela. Vejamos o que a sagrada escritura nos ensina sobre esse assunto:

"O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado demonstra loucura". Provérbios 14:29

A precipitação também nos induz a palavras e atos desamorosos dos quais nos arrependemos depois.

"Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o tolo do que para ele". Provérbios 29:20

Siga o Senhor e deixe Ele guiar em vez de agir impulsivamente ou com pressa.

Salmo 23:1-3 - O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma. Guia-me pelas veredas da justiça, por amor do Seu nome.

Oséias 6:3a Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor.

João 8:12 Jesus continuou a dizer à multidão: Eu sou a luz do mundo. Quem Me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.

Me recordo de um ensinamento do Pr. Josué Gonçalves sobre situações que todos nós somos sujeitos a passar, nestas circunstâncias gerais, somos de alguma forma estimulados e naturalmente reagimos de acordo com as nossas crenças, princípios, costumes, e a lição que devemos aprender é que entre um estímulo e outro precisamos aprender a criar uma "TECLA PAUSA", antes de reagir a dica é:

"PARE, OUÇA, OBSERVE, RESPIRE, PENSE, SÓ ENTÃO, REAJA".

A liberdade de escolha é controlada por você, por isso é muito importante aprendermos a usar essa tecla de pausa em situações adversas para não sermos surpreendidos pela precipitação.

"Não é difícil agir como Jesus, difícil é REAGIR como Jesus".